O que é?

A Uveíte é uma inflamação da camada média do olho (úvea). A úvea contém muitos vasos sanguíneos que alimentam a retina e outras estruturas oculares. A doença afeta a íris (estrutura que dá cor aos olhos), corpo ciliar e coroide (composto basicamente por vasos sanguíneos). Em alguns casos, por extensão, também pode afetar a retina e o nervo óptico. A uveíte é classificada em anterior, intermediária e posterior, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta. Na uveíte posterior, a inflamação pode durar meses ou anos e pode causar danos permanente da visão, causando a cegueira.  Pode ocorrer em um olho ou nos dois olhos e, quando afeta todas as estruturas, ela pode se chamar panuveíte.

Sintomas

O principal sinal de uma uveíte é o olho vermelho, devido ao processo inflamatório. Os principais sintomas são percepção de moscas volantes na visão, dor ocular, visão turva, tremulação excessiva, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), vermelhidão, e/ou baixa de visão.

Causas

As causas de inflamação do trato uveal podem ser: traumáticas, infecciosas, tumorais e autoimunes. Dentre as causas infecciosas, a toxoplasmose destaca-se como a de maior incidência em nosso meio. O oftalmologista deve realizar um exame oftalmológico completo para detectar inflamação da úvea. Em muitos casos a uveíte está relacionada com patologias ou outras doenças como toxoplasmose, tuberculose, sífilis e HIV/AIDS.

Tratamento

O diagnóstico precoce e completo é essencial para o tratamento. O tratamento pode ser feito com colírios, medicamentos orais e/ou endovenosos.