O que é?

Inflamação não contagiosa das glândulas das pálpebras, também denominado como Hordéolo. É mais comum entre pessoas com quadro de Blefarite, que apresentam oleosidade excessiva na pele, estão na terceira idade.

Sintomas

Caracteriza-se pelo aparecimento de um pequeno nódulo avermelhado nas pálpebras, similar a uma espinha, associado a um pequeno inchaço e dor no local. Prurido, secreções, sensação de corpo estranho e aumento da sensibilidade dos olhos à luz (fotofobia), também podem ocorrer.

Causas

Ocorre quando há obstrução provocada por bactérias ou contaminação dessas glândulas. A inflamação, associada a uma grande produção de gordura, facilita a obstrução das glândulas e proliferação das bactérias. Falta de higiene no manuseio com lentes de contato também podem causar Terçol.

Diagnóstico

Feito por meio de exame clínico e com a chamada “lâmpada de fenda”, instrumento comum no consultório oftalmológico, no qual o especialista consegue analisar o olho do paciente com uma luz de alta intensidade e com um microscópio.

Tratamento

Higiene adequada dos olhos e da pele ao seu redor, além da utilização de calor local, por meio de compressas de gaze ou de algodão umedecidas com água morna colocada sobre a lesão por tempo aproximado de 15 minutos, quatro vezes ao dia. Se o problema persistir por mais de uma semana recomenda-se o emprego de colírios e pomadas apropriadas. Só um médico oftalmologista pode realizar esta prescrição. Recomenda-se orientar o paciente a não espremer o inchaço, pois isso pode agravara infecção; não usar maquiagem nos olhos; não utilizar lentes de contato enquanto apresentar o problema.