Cada vez mais comuns, as lentes de contato são opções para quem quer tratar condições e problemas oculares sem apostar no uso dos óculos.

Sua praticidade é significativa, pois além de permitir um campo de visão maior, não embaçam como ocorre com os óculos tradicionais. Além disso, não interferem na estética do paciente.

São utilizadas sobre a córnea, possuem design confortável e podem ser produzidas com dois tipos de materiais: rígido ou gelatinoso.

As lentes rígidas são indicadas para correção de alto grau de astigmatismo ou para pessoas com alguma doença que afete diretamente a córnea. Já as lentes gelatinosas, são indicadas para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Também existem as opções para correção estética, que modificam a cor dos olhos e fazem pequenas intervenções em casos de estrabismo, por exemplo.

Alguns tipos de lentes de contato e suas indicações

Lentes corretivas para miopia e hipermetropia

São as de mais fácil adaptação e geralmente encontradas em dois tipos, rígidas e gelatinosas.

Conseguem corrigir os erros de refração que dificultam que as pessoas enxerguem de perto ou de longe.

Tóricas

Essas lentes possuem um design diferente e especial, indicadas para tratar o astigmatismo associado ou não a casos de hipermetropia ou miopia. Podem ser encontradas em formato rígido ou gelatinoso.

Multifocais

Esse tipo de lente consegue oferecer o foco para mais de uma distância sem que seja necessário o auxílio dos óculos. Encontradas na forma rígida e gelatinosa.

Coloridas

Podem ou não contar com a adição de grau, mas geralmente sua maior finalidade são os fins estéticos. Porém, essas também exigem o mesmo cuidado para sua utilização.

Como escolher as lentes de contato ideal?

Embora exista uma grande variedade de opções disponíveis no mercado, antes de buscar a lente de contato perfeita, é necessária uma consulta oftalmológica.

Após a avaliação, é definido quais são as deficiências da sua visão e qual tipo de lente pode ajudar no tratamento da(s) condição(es).

Não é indicado que seja feita a escolha por conta própria, pois isso pode acarretar problemas futuros e comprometer a saúde dos seus olhos.

Como cuidar das suas lentes de contato?

Para manter a higiene adequada das suas lentes, orientamos que seja feita a limpeza antes e após a sua utilização, com o auxílio de produtos específicos, indicados para essa funcionalidade.

Outra dica importante, é se atentar com a limpeza do local de armazenamento dessas lentes, que também precisa de atenção.

Não é indicado o uso prolongado de lentes de contatos, pois isso impede a circulação de oxigênio dos olhos, além de acumular resíduos no material, o que propicia a proliferação de bactérias que podem ocasionar doenças.

Evite deixá-las expostas em ambientes sem proteção para que elas não sofram ressecamento e contaminação externa.

Ao aplicar as lentes, garanta a limpeza das mãos e seja delicado, orientação válida igualmente na hora da sua remoção.

Por fim, respeite sempre o prazo de validade indicado na embalagem pelo fabricante.

Caso precise de orientação, busque ajuda do oftalmologista.