O procedimento é indicado para corrigir erros refrativos – Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.

Os chamados erros de refração são alguns dos problemas oftalmológicos mais comuns, que podem surgir em qualquer período da vida. Eles ocorrem quando a luz que atravessa o globo ocular, e forma as imagens que vemos, não chega com nitidez à retina. Isso causa dificuldade de enxergar, ler e até mesmo dores de cabeça e tonturas.

Como o procedimento é feito?

A cirurgia é feita com um laser que trata a córnea e conta com um sistema de rastreamento, qualquer movimento do olho é acompanhado pelo feixe de luz aumentando a precisão e segurança do procedimento. Com isso, é possível corrigir o erro de convergência e de formação da imagem, evitando a sensação de duplicidade e a falta de nitidez. Ela é rápida, segura e indolor, uma vez que é utilizado um colírio anestésico para que o paciente não sinta nenhum desconforto.

Quem pode fazer?

Antes de realizar a cirurgia é importante fazer a uma avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica normal, são realizados alguns exames específicos para afastar a possibilidade de qualquer contraindicação na realização do procedimento.

Com tecnologia moderna, o laser proporciona mais segurança, eficácia e precisão ao procedimento, atuando diretamente na córnea. A cirurgia é feita de maneira personalizada. Pacientes que desejam fazer a operação devem atender os seguintes pré-requisitos

E a recuperação?

A recuperação varia de acordo com a técnica utilizada na operação, PRK ou LASIK. Nos primeiros dias os sintomas comuns são irritação ocular, vermelhidão, inchaço das pálpebras, sensibilidade à luz. Recomenda-se que o paciente evite esforços físicos por cerca de 15 dias. O trabalho pode ser retomado de acordo com a recomendação do seu oftalmologista.

Laser Femtosegundo

A tecnologia de cirurgia oftalmológica a laser está cada vez mais avançada.  Seja para o tratamento da catarata ou correção de erros refrativos, atualmente é possível fazer estes procedimentos de maneira mais rápida e segura do que nunca. Um exemplo de como este avanço já está presente no dia a dia dos pacientes é o laser de femtosegundo.

Este laser lança cerca de de um milionésimo de um bilionésimo de pulsos por segundo, ou seja, uma velocidade de 10 elevado a menos 15 (1 femtosegundo = 0.000000000000001 segundo). Esta velocidade altíssima faz com que ele funcione de maneira precisa em relação a área que precisa ser operada. Além disso, esta velocidade impede que tecidos vizinhos sejam afetados na hora da cirurgia.

Na Cirurgia Refrativa, por exemplo, o laser de femtosegundo é utilizado no método LASIK. Isso porque ele permite o acesso à córnea separando os tecidos sem que haja a necessidade de corte. Este equipamento também torna a recuperação no pós-operatório menos dolorosa, uma vez que a parte da córnea exposta é recoberta com o tecido previamente cortado precisamente, sem excessos.

Já para a cirurgia de Catarata, a redução das complicações pós cirúrgicas ocorre uma vez que o laser de femtosegundo permite uma precisão milimétrica do procedimento. Por meio dele o oftalmologista consegue fazer a cirurgia sob medida, de acordo com a necessidade e gravidade de cada caso.

Ele também permite a abertura de tuneis no interior da córnea para o implante de anel intraestromal, utilizado para o tratamento de doenças como ceratocone. Para procedimentos como transplante de córnea, ele permite maior contato da parte a ser transplantada com os olhos, reduzindo assim o risco de rejeição.

A precisão dos procedimentos com laser de femtosegundo é um dos grandes avanços da oftalmologia, que permite o tratamento desde condições que atrapalham o dia a dia como os erros de refração, até mesmo a reversão da cegueira como os casos de catarata ou transplante de córnea. Esta e outras tecnologias estão disponíveis no Hospital de Olhos do Paraná para diagnóstico e tratamentos oftalmológicos.

Aqui, você conta com cirurgiões especializados e com o que há de mais avançado em equipamentos. Marque agora uma consulta conosco e dê início ao pré-operatório. De perto ou de longe, você merece ver as imagens como elas são.