O que é?

Uma condição oftalmológica relacionada à idade. Na medida em que nos tornamos idosos, aumentam as dificuldades de visualização de objetos mais próximos, especialmente com pouca luz. Isto ocorre pela perda da elasticidade do cristalino (a lente natural do olho).

Sintomas

O sinal mais evidente é a necessidade de o portador de Presbiopia movimentar o braço, como forma de ver as letras com maior nitidez.

Correção

óculos para perto ou multifocais, corrigem a visão para perto e para longe; lentes de contato multifocais ou monofocais, implante de lentes intraoculares multifocais (para pacientes que já foram portadores de catarata).

Diagnóstico

Consulta periódica obrigatória com o oftalmologista a partir do momento em que, tanto os homens, quanto as mulheres, completam 40 anos de idade. É essencialmente clínico, realizado pelo médico oftalmologista. Durante a consulta, são realizados exames para determinar a extensão da perda da acuidade visual e, desta forma, estabelecer o grau mais adequado ao paciente. Os exames são importantes para determinar se o paciente não apresenta risco potencial de perda da acuidade visual por conta de alguma doença ocular mais grave.

Cirurgia a Laser

A presbiopia ou vista cansada pode ser corrigida também por meio da cirurgia a Laser, que ainda corrige outros erros refrativos, tais como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo entre pessoas com faixa etária acima dos 40 anos. Avançadas tecnologias modificam a curvatura da córnea (camada superficial e externa do olho), corrigindo o grau do paciente.