O que é?

Um bloqueio do fornecimento de sangue em uma pequena artéria que leva sangue para a retina. Com a oclusão a artéria retiniana fica entupida e pode causar subitamente a perda de visão.

Sintomas

O olho afetado sofre uma perda súbita e grave em todo o campo visual, mas indolor. Às vezes, apenas parte afetada do campo visual é atingida.

Causas

A causa desta obstrução pode ser a formação de um coágulo de sangue ou glóbulo de gordura, que se forma após uma lesão na medula óssea. Outros fatores de risco para a produção de tromboses arteriais são a hipertensão, níveis altos de colesterol, doenças do sangue, a inflamação de vasos sanguíneos (vasculite). Ocorre, com mais frequência, em pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos e pode afetar a visão central de forma irreversível.

Diagnóstico

Usando um oftalmoscópio, os médicos podem observar alterações nos vasos sanguíneos e da retina. Se a artéria central da retina estiver bloqueada, a retina poderá aparecer pálida.

Tratamento

O tratamento é uma maneira de controlar a doença e recuperar parcialmente a visão perdida. Geralmente, são utilizados laser, injeção intraocular e a cirurgia denominada de vitrectomia posterior.