O que é?

Interrupção do fluxo de sangue venoso da retina geralmente causada por um trombo.  O bloqueio na veia situada no centro da retina não permite que o sangue flua corretamente nos olhos.

Sintomas

Por vezes, o paciente apresenta visão borrada, defeito no campo visual e hemorragias intraretinianas. Os sintomas, muitas vezes, começam à noite, favorecidos pela posição horizontal e diminuição da pressão arterial noturna. Além disso, é comum o paciente apresentar veias dilatadas e tortuosas.

Causas

as mais evidentes acometem pessoas com problemas de coagulação, hipertensão, diabetes Mellitus e glaucoma. Todas estas circunstâncias facilitam a formação de um coágulo ou trombo, que é o que provoca a oclusão.

Diagnóstico

Os exames para avaliar oclusão da veia incluem: avaliação da retina após dilatar a pupila, pressão intraocular, resposta do reflexo pupilar, refração, fotografia retinal, testes de visão lateral (teste de campo visual) e acuidade visual. Outros exames podem incluir: os de sangue para a diabetes, colesterol elevado e os níveis de triglicerídeos.

Tratamento

Baseia-se em tratar os fatores que causam a Oclusão, entre eles a hipertensão. Em alguns casos, tratamentos a laser são mais recomendáveis. A fotocoagulação a laser é útil para prevenir complicações, além de evitar o aparecimento de novos vasos e o desenvolvimento de glaucoma neovascular.