Dor intensa no olho e sem motivo aparente: os sintomas da úlcera na córnea

dr_guilherme_muller.jpgTema foi abordado pelo caderno Viver Bem, da Gazeta do Povo. Entre os entrevistados, o Dr. Guilherme Müller, membro da equipe de oftalmologistas do Hospital de Olhos do Paraná. Ele advertiu que muito variados, os sintomas da úlcera de córnea podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças. Explicou que os sintomas são "olho vermelho, secreção e sensação de sujeira nos olhos". Clique aqui para ler a reportagem na íntegra. 

Se há perda ou borramento visual, dor importante, ou alguma mancha esbranquiçada sobre a córnea é preciso procurar um oftalmologista com urgência ". Guilherme Müller afirmou, ainda, que "a evolução da úlcera é que vai determinar uma cura ou uma possibilidade de sequelas".

A reportagem abordou que é possível atuar na prevenção. Para prevenir a úlcera de córnea, alguns cuidados podem ser tomados, entre eles o uso correto de lentes de contato, de óculos de proteção quando for fazer atividades que envolvam risco, além de evitar coçar os olhos.

De acordo com um levantamento publicado na revista "Open Ophthalmol" em 2012, estima-se que países em desenvolvimento registrem entre 1,5 milhão e dois milhões de casos da doença todos os anos. A úlcera corneana é grave e, se não for corretamente tratada, pode levar à perda parcial ou total de visão e até mesmo à necessidade de um transplante de córnea.