Dr. Durval, um dos mais experientes cirurgiões do país, é convidado de evento científico do Hospital de Olhos do PR

durval_internas_estas.jpgA Cirurgia de Catarata a Laser e a Nova Geração de Lentes Intraoculares Multifocais foram os temas do mais recente evento científico do Hospital de Olhos do Paraná em parceria com a Alcon, realizado dia 24 de agosto, no Restaurante Tartine.

O convidado foi o professor Durval Moraes de Carvalho Júnior, reconhecidamente um dos mais experientes cirurgiões da área no país, filho e discípulo de competentes oftalmologistas, de acordo com o Dr. Hamilton Moreira, coordenador da palestra e diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná.

O Dr. Durval informou que as tecnologias em cirurgia de catarata são inovadoras, houve intenso desenvolvimento sobre elas e, consequentemente, a todo o momento ocorrem dúvidas a respeito de sua aplicação por jovens oftalmologistas e até mesmo por parte dos mais experientes, sobre os recursos que este arsenal pode oferecer ao paciente.

"São muitos os benefícios das novas técnicas, bastante importantes, porém nem todos de total conhecimento da classe oftalmológica", na opinião do Dr. Durval. O fato de a cirurgia a laser provocar menores efeitos colaterais, maior precisão e previsibilidade, garantindo pronta recuperação, é de extrema relevância, segundo o palestrante. Tais peculiaridades contribuem para fazer da Oftalmologia uma das áreas mais avançadas da medicina, em sua opinião.

Ainda assim, acrescentou o médico, é fundamental haver investimento no saber. "Eventos científicos como este, promovido pelo Hospital de Olhos do Paraná, são excelentes. Permitem a atualização do corpo clínico, a apresentação de novas ferramentas, o esclarecimento de dúvidas da rotina do dia a dia, abrem espaço para que provoquemos a curiosidade, o estímulo ao estudo e, sobretudo, garantem que, na ponta, disponibilizemos tratamentos de ponta ao paciente".

Fotos: Ito Cornelsen