Nova tecnologia eleva expectativa de tratamento de tumores oculares

eye_interna.jpgO câncer, embora muitos não saibam, também atinge as estruturas dos olhos. Porém, uma boa notícia surge para aumentar as expectativas de tratamento destes tumores. A tecnologia é o "EyeOne", está disponível nos principais centros oftalmológicos do mundo, entre eles o Hospital de Olhos do Paraná, que a adquiriu por intermédio da empresa Adapt. O equipamento é uma modalidade de ecografia, equipada com uma sonda para Biomicroscopia Ultrassônica de 40Mhz, por uma sonda com modo "A" estandartizado e por uma sonda para Biometria.

O professor Jayme Arana, membro do corpo clínico do Hospital de Olhos do Paraná explica que, com esse arsenal à disposição dos oftalmologistas, passa a ser possível realizar completa avaliação das patologias da coroide, descolamento da retina e vítreo e também da órbita - onde pode-se detectar alterações do nervo óptico, músculos extraoculares e eventuais tumores retrobulbares.

O especialista diz que o modo "A" estandartizado é uma ferramenta importante na avaliação da estrutura interna dos tumores e de sua vascularização. E isto facilita a diferenciação entre os diversos tipos de tumores, tais como: melanoma de coroide, melanocitoma, carcinoma metastático de coroide, hemangioma de coroide, hamartoma combinado de retina e epitélio pigmentado, tumor vasoproliferativo de retina e retinoblastoma.

A Biomicroscopia Ultrassônica (UBM), por sua vez, possibilita a avaliação da periferia retiniana, coroide anterior, corpo ciliar, íris, vítreo anterior. Com mais este recurso, de acordo com o professor Jayme Arana, é possível identificar: tumores de íris, corpo ciliar e coroide anterior, trações vitreociliares, descolamentos de corpo ciliar, hemorragias vítreas, exsudação vítrea, câmara anterior, cápsula anterior e posterior do cristalino, posicionamento de lente intraocular e ângulo iridocorneano.

As vantagens são inúmeras, acrescenta o médico, pois, "o avanço da tecnologia associado à clínica do paciente e experiência médica têm um único objetivo: o bem do paciente e da comunidade", em sua opinião.