Dia Mundial da Visão: combater a cegueira evitável é uma questão de cidadania

_dia_mundial_da_visao_ok.pngO que está ao nosso alcance fazer para que até 2019 tenhamos reduzido em 25% o total de cegos por causas que poderiam ser evitadas? Em todo o planeta, neste Dia Mundial da Visão, comemorado hoje, 13 de outubro, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização e esclarecimento para chamar a atenção de toda a sociedade.

Caminhando juntos com as iniciativas da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Brasileiro de Oftamologia (CBO), o Hospital de Olhos do Paraná apoia a campanha.

Temos, hoje, mais de 1,2 milhão de pessoas cegas, no Brasil. A necessidade de acompanhamento médico especializado para impedir que os problemas dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira, poderia ser evitada em cerca de 60% a 80% dos casos, segundo dados da OMS.

Precisamos diminuir a triste estatística de que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e uma criança perde a visão a cada minuto. Quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. O combater à cegueira é uma questão de cidadania e estamos juntos neste luta mundial.