Óculos de sol - antes de usá-los procure um oftalmologista

chamada_moreirajaonior.pngA exposição dos olhos aos raios solares é uma preocupação que deve ser levada mais a sério. É comum encontrar na rua pessoas sem nenhuma proteção, com óculos de má qualidade e tem aqueles ainda, que saem de casa com eles, mas o utilizam na região da cabeça ou presos na roupa.

A exposição ao sol sem a devida proteção deixam os olhos mais suscetíveis a germes, bactérias e até mesmo à catarata. Por isso o cuidado na hora da compra é fundamental. Em comércios, como os camelôs, por exemplo, vende-se o produto a preços mais baixos, atraindo o consumidor, mas não o oferecendo com as especificações e tecnologias adequadas.

Para o oftalmologista Dr. Carlos Moreira Júnior, do Hospital de Olhos do Paraná, um bom óculo de sol é aquele que, além da proteção contra as radiações UVA e UVB, possui uma lente de boa qualidade, que não distorça a imagem e que realmente filtre os raios ultravioletas de forma adequada, caso contrário podem trazer dores de cabeça e sérios problemas oculares. Ele alerta dizendo que, dependendo da tintura das lentes, óculos de má qualidade são piores do que não usar nada.

Saiba mais sobre o tema, nesta reportagem da RPCTV, com entrevista com o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Dr. Carlos Moreira Júnior