Hospital de Olhos celebra 40 anos, homenageia professor Arana e anuncia novo complexo

40_esta.jpgO Hospital de Olhos do Paraná celebrou no dia 29 de novembro os seus 40 anos de fundação. A festa, realizada no badalado Club Noir Diner & Musique, teve como destaques a formatura de fellows e residentes; e uma homenagem especial ao professor Jaime Arana. A solenidade marcou, também, o lançamento do Instituto Professor Moreira, voltado ao ensino e à pesquisa; e o anúncio do plano diretor do Hospital, que em 2016, entregará à comunidade um novo complexo oftalmológico.

Ao abrir a festa, o diretor clínico Dr. Hamilton Moreira relembrou que o Hospital de Olhos do Paraná mantém-se fiel aos mesmos valores com os quais foi fundado, em 22 de novembro de 1975. São eles, a cordialidade, comprometimento, confiança, respeito, empatia e ética.

Suas palavras foram reforçadas pelo professor Carlos Augusto Moreira, ao relembrar do cenário da época, quando fundou o Hospital ao lado da Dra. Saly Moreira e das pessoas que os ajudaram nestes primeiros momentos. O professor Jaime Arana, de acordo como Professor Moreira, foi uma destas pessoas. Uma presença marcante por mais de 30 anos. Um amigo, um formador de cirurgiões, um dos médicos de referência nacional em Retina que, por estes valores, foi merecedor da principal homenagem da noite.

O professor Carlos Augusto Moreira Júnior referiu-se ao colega como um “símbolo para muitas gerações; que me ensinou oftalmologia, ensinou ao meu filho, continua ensinando para muita gente”. Os próprios filhos (Eduardo e Luiz Augusto), que também seguiram os seus passos na Oftalmologia, referiram-se ao pai como “um exemplo de pessoa, de caráter, de honestidade, de princípios, de profissional”.

Por investir no saber, na formação dos seus mestres e na educação, “o Hospital de Olhos do Paraná é considerado hoje uma referência nacional em Oftalmologia”, na avaliação do Dr. Alexandre Bley, presidente da Unimed Curitiba. Ele esteve na solenidade acompanhado do vice-presidente da entidade (Rached Hajar Traya) e acrescentou que a educação tem o poder transformador e isto só é possível quando o médico tem capacidade técnica, robusta, como a ofertada pelo Hospital de Olhos em seus 40 anos de existência”.

Sua opinião foi compartilhada pela representante da AMIL na solenidade, Dra. Oaidia Noceti Serman, para quem o Hospital de Olhos do Paraná é um exemplo de parceiro, não apenas na área da gestão, mas principalmente pela formação dos seus médicos. E isto se traduz no cuidado e com o zelo no atendimento dos seus pacientes, no bom relacionamento com os seus parceiros e com a comunidade em geral.

Outros destaques entre os convidados: o Dr. Jacyr Leal, um dos fundadores do Hospital Santa Cruz;  os advogados e sócios Marcus Moreira e Carlos Eduardo Moreira, que elaboraram todos os trâmites da Fundação Professor Moreira; o arquiteto de nome Dr. Adolfo Sakaguti, que assina o projeto arquitetônico das futuras obras que o Hospital de Olhos entregará em breve à comunidade paranaense; e a diretora Meri Barth, do Hospital da Cruz Vermelha do Paraná.