Oftalmologistas alertam: implante para mudar a cor dos olhos pode causar cegueira

olho-grande.jpgA Academia Brasileira de Oftalmologia e a Associação Pan Americana de Oftalmologia, reforçando posicionamento semelhante de outras Academias Oftalmológicas e inclusive da Academia Americana de Oftalmologia, vem informar a população sobre os riscos e perigos das supostas cirurgias e aplicação de laser para “troca da cor dos olhos”.

Em parecer​ ​assinado em conjunto pelas principais autoridades da área no país, o presidente da Academia​ ​Brasileira de Oftalmologia, Rubens Belfort Júnior, adverte que, tais​ procedimentos estéticos envolvem aplicação repetida de laser na íris ou cirurgia intraocular e implante de material estranho entre a íris e a córnea. E que apresentam risco de causar lesão ocular e perda visual.

O diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná, Hamilton Moreira, por sua vez, adverte que, apesar desses procedimentos não terem sido aprovados ou mesmo estudados no Brasil ou outros países, pacientes brasileiros já foram submetidos a eles no exterior e a desinformação pode trazer grandes danos permanentes.

Já o vice-presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia, Carlos Augusto Moreira Júnior, informa que os problemas relacionados pelos pacientes estão: redução da visão, cegueira, pressão intraocular aumentada, podendo levar a glaucoma, catarata e lesão corneana, necessitando de transplante de córnea, além de uveítes e inflamação intraocular.