Vem aí o wet-lab... aprendizado de referência em cirurgia de catarata

wetfotos.jpg

O Hospital de Olhos do Paraná realiza dos dias 27 a 29 de abril, em parceria com os laboratórios Alcon-Novartis, mais uma edição do wet-lab. O laboratório prático em cirurgia de catarata a médicos residentes e aos fellows tem origem no "Projeto Faco", implantado no Conselho Brasileiro de Oftalmologia à época em que o professor Hamilton Moreira era o seu presidente.

O objetivo principal é o de suprir uma lacuna deixada pela universidade, assegurando aos estudantes aprimoramento equivalente ao ministrado nos principais centros internacionais, por meio de avançadas técnicas cirúrgicas. Ganha o médico e ganha a população, que tem acesso a uma medicina com melhor qualidade, de acordo com Hamilton Moreira.

A estratégia itinerante diferencia-se pela sua estrutura. Estações complexas incluindo facoemulsificadores e microscópios são transportadas ao ambiente de ensino. Neste local, são simuladas cirurgias utilizando como cobaia o olho de porco, supervisionadas pelos professores e médicos do Hospital de Olhos, em conjunto com os técnicos dos Laboratórios Alcon. A coordenação é dos professores Hamilton Moreira e Otávio Siqueira Bisneto.