Nossa Casa - Unidade Zacarias, relação entre passado, presente e futuro

A Praça Zacarias acolhe desde a primeira semana de janeiro mais uma unidade do Hospital de Olhos do Paraná. A Unidade Zacarias surge como mais um centro de excelência em visão, com modernas instalações, para agilizar o pronto atendimento à população de Curitiba em todas as áreas da Oftalmologia.

A nova unidade coincide com um momento especial do Hospital de Olhos do Paraná que, em 2015, celebra os seus 40 anos de fundação. E o local onde ela foi erguida tem uma relação com o passado da cidade no qual a visão é protagonista, pois ali, por muitos anos, em um antigo prédio histórico do século passado, funcionou o antigo Cine Luz.

zacarias_-_colagem.jpg

A história que contaremos a você tem uma relação entre passado, presente e futuro. Diz respeito a uma feliz coincidência separada pelo tempo, mas da qual a nossa visão é protagonista.

A nossa história envolve o antigo Cine Luz e a sétima unidade que o Hospital de Olhos do Paraná entrega aos paranaenses no mês de janeiro. Ambos ocupando o mesmo espaço, nas esquinas entre a Praça Zacarias e Dr. Muricy, porém separados por períodos distintos.

Um prédio, do século passado, erguido para provocar emoções através da nossa visão, que é o principal entre os nossos sentidos; e o outro para mantê-la saudável em todas as fases da vida, oferecendo o atendimento que faz do Hospital de Olhos do Paraná um centro de excelência em visão no Brasil.

O cinema que emocionou milhares de curitibanos foi inaugurado no dia 16 de dezembro de 1939. O seu projeto arquitetônico era ousado e a edificação exuberante na época, pois o edifício fora inteiramente planejado para servir como sala de projeção, um feito raro.

"Meia Noite" (Midnight), uma comédia, foi a primeira entre tantas produções da década de ouro de Hollywood apresentadas a um público ávido por novidades.

Antes, no mesmo local, por muitos anos, funcionou o primeiro mercado público da cidade. Foi inaugurado em 1864, quando ainda não existia a Praça Zacarias. O lugar era apenas conhecido como Largo da Ponte. E ali, no seu ponto mais central, foi erguido o primeiro chafariz de Curitiba – um marco para a história do abastecimento de água.

O Largo da Ponte virou Praça Zacarias (homenagem ao primeiro presidente da Província do Paraná). O Cine Luz, após sofrer com inundações constantes por conta de enchentes na região, ironicamente lacrou as suas portas em definitivo neste endereço por conta de um incêndio. Cedeu lugar a um prédio comercial.

Com o passar dos anos a Praça Zacarias ganhou novos contornos. Livrou-se de enchentes que atrapalharam a vida da cidade por muitos anos. Ficou moderna. Mas o chafariz está lá. Assim como o charme e a tradição de antigos comércios e ambientes que movimentam a cena curitibana.

E, entre eles, em breve a praça acolherá uma das mais modernas unidades do Hospital de Olhos do Paraná. Ela entrará em funcionamento em janeiro, às vésperas de comemorarmos os nossos 40 anos de fundação. Será o nosso presente para a cidade!