Hospital de Olhos do Paraná traz autoridade mundial no emprego do OCT

octretina.jpg

O Hospital de Olhos do Paraná traz a Curitiba neste sábado, dia 8, o médico oftalmologista professor da Unifesp, André Romano. Trata-se de uma das maiores autoridades no mundo no emprego da Tomografia de Coerência Ótica (OCT), sigla em inglês. O exame, não invasivo, de elevada precisão, detecta detalhes precisos de importantes doenças que antes eram imperceptíveis pelo mapeamento da retina.

Em sua visita ao Hospital de Olhos, o professor André Romano falará a médicos residentes sobre a aplicação técnica do OCT e, na parte prática da programação, discutirá casos. Em seguida, abordará a importância deste exame para o futuro da medicina.

A programação tem sequência com o professor Hamilton Moreira, autoridade nacional na aplicação do LenSx. Ele abordará as novidades no emprego da tecnologia, da qual o Hospital de Olhos do Paraná é referência e acaba de completar um ano desde que se tornou um dos primeiros centros no país a implanta-la em sua rotina.

Todas as palestras serão realizadas no auditório do sexto andar do Hospital de Olhos do Paraná (Unidade Coronel Dulcídio, 199).

Medicina do futuro

O professor Carlos Augusto Moreira Júnior, chefe do Serviço de Retina do Hospital de Olhos do Paraná e coordenador do evento, diz que, identificar doenças quando elas estão em suas fases mais precoses é o primeiro passo para a cura e, quando isto não é possível, para a escolha do tratamento mais efetivo.

O emprego do OCT, em sua opinião, vem ao encontro deste conceito, além de abranger um vasto leque de aplicabilidade que inclui não apenas as doenças da retina, mas também as do vítreo e do segmento óptico.

A técnica é tão precisa que pode ser considerada uma “biópsia ótica”. Isto dá a possibilidade do seu emprego até para identificar tumores, por ser semelhante ao uso do ultrassom, produzindo imagens em alta resolução de “cortes” do tecido biológico, através da luz e não do som. As imagens são obtidas em tempo real, possibilitando a orientação de um tratamento mais eficiente e personalizado.