Dr. Moreira Neto conclui tese de mestrado com conceito "A"

gutomoreiramenor.jpgTese de mestrado que obteve grau "A", defendida nesta sexta-feira (22), pelo oftalmologista Carlos Augusto Moreira Neto, integrante da equipe do Serviço de Retina do Hospital de Olhos do Paraná, comprova que o principal aliado entre os exames do pré-operatório da cirurgia de catarata é a tomografia de coerência óptica (OCT 3D).

Pela sua alta precisão, não encontrada nos exames convencionais, o OCT permite concluir, com altíssimo índice de precisão, se, ao ser examinado no pré-operatório da cirurgia de catarata, o paciente pode ser vítima de outras doenças da retina, parte delas com isco de provocar a cegueira definitiva.

O estudo conduzido por Moreira Neto teve duração de dez meses (janeiro a outubro de 2013). Os coautores da tese foram os Drs. Carlos Augusto Moreira Júnior, Ana Tereza Moreira, Luciane Moreira e Luis Arana. O público alvo foram os pacientes do Hospital de Olhos do Paraná que seriam submetidos a cirurgia de catarata.

O OCT, como é conhecido, é de extrema importância, pois é o único exame capaz de identificar detalhadamente em três dimensões a retina e o nervo óptico. Com isto, proporciona diagnóstico muito mais detalhado das respectivas superfícies.

É realizado com feixe de laser com intensidade próxima ao infravermelho. Isto permite a observação das estruturas oculares, promovendo cortes em várias direções, com tomadas de imagens, para observação em detalhes. Além disto, tem como vantagem sobre os demais exames o fato de não ser invasivo, ou seja, não oferecer qualquer risco ao paciente.