Dr. Marcelo Vieira Netto é destaque de evento científico no Hospital de Olhos do Paraná

netto.jpgO Hospital de Olhos do Paraná recebeu a visita, recentemente, do Doutor em Oftalmologia pela USP, Marcelo Vieira Netto. Instrutor cirúrgico pela Universidade de Washington e Pós-doutorado em Ciências Visuais pela prestigiada Cleveland Clinic Foundation, ele proferiu curso intitulado "Atualizações em Oftalmologia - Superfície Ocular".

O evento foi patrocinado pelos Laboratórios Allergan; e teve a coordenação dos Drs. Hamilton Moreira e Otávio Siqueira Bisneto, presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO).

O Dr. Marcelo Vieira Netto tem vasta experiência clínica e cirúrgica, incluindo cirurgias a laser para a correção de erros refracionais, além de ser destaque internacional pelas inúmeras pesquisas experimentais e inovações terapêuticas. Apontou várias situações corriqueiras, bem como apresentou formas como solucioná-las.

Ao final, deixou a mensagem que considera das mais importantes aos seus colegas. "A de que cada um deve olhar ao paciente não só como mais um número que irá operar".

Disse ser fundamental "estarmos atentos aos detalhes individuais de cada paciente em cada conversa, nos exames mais simples, na prescrição de um colírio, durante os agendamentos".

Observando estas particularidades, personalizando o tratamento, "é possível prevenir situações que podem se transformar em sérios problemas mais tarde", observou.

Finalmente, sugeriu que o médico deve ter autocensura antes de "considerar uma técnica como superior". Primeiramente, "precisa saber o que ela irá fazer, como irá fazer".

Casos clínicos
Após a apresentação do Dr. Marcelo Vieira Netto, foram apresentados casos clínicos, com os seguintes cirurgiões: Dra. Mariel MOnclaro, Infecção e Catarata; Dra. Raisa Rubert, Glaucoma e Refrativa; Dr. Gustavo Vedana, Olho Seco + Restor; Dr. Ricardo Cebrian, Refrativa + Biometria.