Cuidar da saúde visual é a primeira lição na volta às aulas

exame.jpg

Na voltas às aulas, um detalhe importante a ser observado atentamente é a saúde ocular dos estudantes. Pesquisas apontam que 85% do aprendizado infantil se faz por meio de interações visuais. No entanto, apenas uma pequena parcela das crianças se submete a algum tipo de avaliação oftalmológica em idade escolar.

Normalmente, as crianças que já fazem uso de óculos para correção visitam regularmente o oftalmologista. A falta de prevenção para aqueles que não passaram por avaliação continua sendo motivo de preocupação.

A recomendação dos especialistas do de Olhos do Paraná é que, no reinício do período letivo, as crianças passem por uma avaliação para identificação de problemas da visão. Aqueles que já usam óculos precisam passar por nova avaliação, conferir se as lentes estão riscadas ou as armações tortas.

A criança com problemas de miopia, por exemplo, tem vários sintomas, entre eles, visão borrada à distância e dores de cabeça. Assim, todo e qualquer distúrbio, mesmo que , deve ser corrigido para permitir o bom desempenho escolar.

O ideal é passar por exames oftalmológicos completos no de Olhos do Paraná, priorizando o diagnóstico de algum vício de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo. A criança também deve passar por exames de fundo de olho, a fim de identificar doenças mais graves.