Dr. Hamilton Moreira fala sobre inovadora cirurgia de catarata com o LenSx e resultados de pacientes operados no HOPR

lensrio.jpg

"Nova era com cirurgia a laser". Este foi o título de palestra proferida, recentemente, pelo Dr. Hamilton Moreira, diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná, durante workshop que reuniu alguns dos mais renomados especialistas do país em cirurgia de catarata.

No evento promovido pela Alcon voltado ao público médico, O Dr. Hamilton mostrou os resultados da técnica do LenSx em mais de 50 pacientes operados no Hospital de Olhos do Paraná, um dos primeiros do país a implantar a tecnologia.

Atualmente, com o advento da LenSx, de acordo com o médico, é possível pensar em qualidade de vida; e não apenas em melhora da acuidade visual.

O LenSx Laser System com femtosecond, dos Laboratórios Alcon, permite ao médico automatizar etapas do procedimento, que até então eram realizadas manualmente (bisturi). A tecnologia traça o caminho exato que o laser percorre logo no início da incisão, a partir de imagem gerada em 3D. Cada olho é tratado de forma personalizada. 

A cirurgia demora menos do que 10 minutos e é realizada com colírio tópico. A precisão é total, sem risco de traumas. O cristalino opacificado pela catarata é fragmentado em vários micropedaços, facilitando a sua retirada.

Os riscos são menores ao paciente, que já sai do centro cirúrgico andando. Lentes intraoculares avançadas corrigem problemas para longe e para perto (os chamados erros refrativos). No mesmo dia o paciente retoma boa parte de suas atividades; e no dia seguinte, de uma só vez, recupera a visão que tinha na juventude, quando não precisava de óculos.