Parceria com Hospital de Olhos do Paraná viabiliza Mutirão de Cirurgia de Catarata em Curitiba

happy_elderly_couple_(1).jpg

Curitiba será uma das quatro cidades brasileiras que participarão do Mutirão de Cirurgia de Catarata, que integra a estratégia do Ministério da Saúde para garantir o acesso da população aos procedimentos eletivos disponibilizados pelo SUS.

As cirurgias serão realizadas no Hospital de Olhos do Paraná. O agendamento para consultas e exames pré-operatórios é feito pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Os beneficiados são pessoas com idade a partir de 60 anos que estavam inscritos para a cirurgia, por meio de encaminhamento das unidades de saúde de Curitiba.

Causada pela opacificação do cristalino, a catarata é a principal causa tratável de deficiência visual e afeta uma parcela importante da população com mais de 70 anos.

Pessoas com perda de visão relacionada à catarata que passaram por cirurgia para melhorar a saúde ocular estão vivendo mais do que aqueles com a deficiência visual que não passaram pelo procedimento.

E o que é melhor: com muito mais qualidade de vida. A conclusão é de um estudo internacional. Pesquisadores encontraram um risco de mortalidade 40% menor naqueles que optaram pela cirurgia.

A correção da catarata traz ganhos diários e melhores resultados que vão além da saúde ocular, trazendo impactos importantes na saúde em geral do paciente.

Os fatores mais apontados na melhoria da qualidade de vida incluem ganhos na saúde física, no bem-estar, no otimismo. Além disso, todas essas conquistas resultam em ter uma vida com mais independência após a melhora da visão.

Na cirurgia, a lente opaca do cristalino é trocada por uma lente artificial. O sucesso da cirurgia é de quase cem por cento.