Cirurgia de catarata inovadora entra na rotina do Hospital de Olhos do Paraná

crema.jpg

Um grupo seletivo de oftalmologistas participou de workshop promovido pelo Hospital de Olhos do Paraná, cujo foco central foi uma nova modalidade de cirurgia de catarata, da qual o Hospital é pioneiro na região Sul do País (e um dos seis primeiros do país a implantá-la em sua rotina).

O evento, realizado em parceria com os Laboratórios Alcon, coincidiu com a implantação do novo Centro de Cirurgia Refrativa e Lentes Intraoculares do Hospital de Olhos. O convidado especial foi o professor Armando Crema (presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata), que proferiu palestra sobre a nova tecnologia de cirurgia de catarata e comandou procedimentos ao vivo.

De acordo com o professor Armando Crema, o LenSx Laser System com femtosecond, dos Laboratórios Alcon, permite ao médico automatizar etapas do procedimento, que até então eram realizadas manualmente (bisturi). A tecnologia traça o caminho exato que o laser percorre logo no início da incisão, a partir de imagem gerada em 3D. Cada olho é tratado de forma personalizada. Ele elogiou o fato de o Hospital de Olhos do Paraná investir na nova tecnologia, o que mostra o comprometimento do Hospital em trazer sempre o melhor ao paciente.

O Dr. Hamilton Moreira, diretor clínico do Hospital de Olhos, lembrou que mais de 50 casos já foram operados com total sucesso no Hospital de Olhos do Paraná. Ele acrescentou que os riscos são menores ao paciente, que já sai do centro cirúrgico andando. Lentes intraoculares avançadas corrigem problemas para longe e para perto (os chamados erros refrativos). No mesmo dia o paciente retoma boa parte de suas atividades; e no dia seguinte, de uma só vez, recupera a visão que tinha na juventude, quando não precisava de óculos.

Clique aqui - veja como é feito um procedimento com a nova cirurgia de catarata com o LenSx.