Cirurgia de catarata a laser entra na rotina do Hospital de Olhos do Paraná

Surge no Brasil uma nova modalidade de tratamento que revoluciona a cirurgia de catarata. O LenSx Laser System com femtosecond, dos Laboratórios Alcon, permite ao médico automatizar etapas do procedimento, que até então eram realizadas manualmente (bisturi). A tecnologia traça o caminho exato que o laser percorre logo no início da incisão, a partir de imagem gerada em 3D. Cada olho é tratado de forma personalizada. O equipamento está instalado em seis centros do país, entre eles o Hospital de Olhos do Paraná – o primeiro da região Sul.

Informações técnicas

- 50 casos já foram operados com total sucesso no Hospital de Olhos do Paraná.
- Fabricada pelos Laboratórios Alcon, a tecnologia representa um novo paradigma para a cirurgia do cristalino.
- Liberado pela Anvisa, o equipamento propicia precisão e previsibilidade inatingíveis pelo procedimento padrão (executado manualmente).
- O planejamento cirúrgico passa a ser tridimensional - o laser mede a córnea e o cristalino do paciente e computa as imagens, personalizando as incisões.
- O cristalino é previamente fragmentado pelo laser, o que demanda menor energia para a sua retirada.
- Uma capsulotomia circular perfeita permite a inserção da nova lente.

Clique aqui e assista vídeo que compara a nova tecnologia com a técnica cirurgia convencional.