Novo site ensina tudo sobre catarata

eyes_healthy.jpg

Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino. É a maior causa de cegueira tratável nos países em desenvolvimento. Tal importância fez com que o Hospital de Olhos do Paraná criasse o site www.operacaocatarata.com.br, a fim de orientar, esclarecer e debater sobre a doença e seus tratamentos, com pacientes, seus familiares e a população em geral.
“A evolução na cirurgia da catarata, possibilita resultados funcionais a cada dia mais previsíveis e índices de complicações cada vez menores”, comemora Hamilton Moreira, diretor clínico do hospital, ao comentar sobre a criação do novo projeto.


A doença
A causa da catarata ainda não está totalmente esclarecida. Na maioria dos casos, pode ser considerada como um processo natural do envelhecimento. Assim, os idosos são os mais propensos a sofrer da doença.
Os fatores de risco para catarata são muitos: diabetes, hereditariedade, traumas, inflamações e ferimentos oculares estão entre eles. O tabagismo e a exposição exagerada aos raios ultravioletas do sol, também.
Alguns sintomas, como visão turva, visão dupla ou visualização de imagens fantasmas podem indicar a presença da doença. Sensação de que a “luz está fraca” ou alterações no grau de óculos sem que se perceba melhoria na acuidade visual podem sugerir o início do distúrbio.
Os portadores da de catarata podem melhorar sua visão por um tempo, por meio do uso de óculos com graus específicos, ampliação ou melhoria na iluminação.
Quando o resultado dessas soluções temporárias não mais surtirem efeito, atrapalhando sua rotina diária, é hora de se pensar em uma cirurgia.
A operação é um procedimento simples e relativamente indolor para recuperar a visão. A estatística aponta que nove em cada 10 pessoas que fizeram a cirurgia de catarata recuperaram a visão positivamente.
Durante a cirurgia, o especialista remove o cristalino e, na maioria dos casos, o substitui por uma lente intra-ocular, recuperando de forma importante a visão e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente.