Hospital de Olhos do Paraná leva a prevenção até as fábricas

olhos_empresa_1.jpgHospital de Olhos do Paraná acaba de instituir uma campanha com o objetivo de seguir o caminho inverso ao que realizam outros centros particulares. Ao invés de esperar que um paciente traga uma queixa ocular, realizará um trabalho de conscientização, dentro das empresas, com o objetivo de impedir que elas aconteçam.  A primeira empresa já interessada na campanha “O Hospital de Olhos vai até você é a BRF”. A ação entre os funcionários foi realizada na segunda-feira, dia 1o. de abril.

Intitulada “O Hospital de Olhos vai até você!” a iniciativa consiste de levar uma equipe até empresas cadastradas um quiosque e profissionais capacitados para falar sobre promoção em saúde ocular. Funcionários realizarão testes de visão em aparelhos modernos e,  aqueles que apresentarem riscos potenciais para um problema ocular ou um quadro já instalado, serão orientados a buscar ajuda especializada.

O diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná, Hamilton Moreira, disse no lançamento da campanha, no último dia 25 que, com ela, “será possível chegar a um grande número de pessoas que não tem condições de chegar ao hospital, que não tem condições de deixar a sua rotina de trabalho. Trata-se de uma importante contribuição e de um avanço no sentido de prevenir a cegueira, de promover a saúde ocular”.

O presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), Otávio Siqueira Bisneto, é da opinião que, “existem muitos problemas visuais acarretando ônus ao desenvolvimento social, intelectual, profissional e até social das pessoas, que precisam de melhor acompanhamento constante da qualidade de sua visão”. Por esses fatores, ele acredita que a campanha é extremamente válida.

Durante evento que marcou a instalação do novo projeto um dos principais convidados ao evento, o deputado Dr. Baptista, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná, parabenizou a iniciativa do Hospital de Olhos do Paraná. Lembrou de palestras sobre promoção social que já fez ao longo da carreira como médico e destacou o compromisso social que vem notabilizando a família Moreira  desde a inauguração do hospital, há 35 anos.

O Dr. Batista aproveitou a inauguração da campanha “O Hospital de Olhos vai até você”, para relembrar o fato histórico que resultou, recentemente, no zeramento da fila dos transplantes de córnea do Paraná. “A comunidade deve muito dessa conquista, graças ao trabalho do Dr. Hamilton e da família Moreira. Trata-se de uma conquista que orgulha a todos nós, que mostra o quanto esse hospital é importante para o Paraná e para o Brasil”.  Ele ainda parabenizou toda a equipe de médicos, enfermeiros e demais parceiros que permitiram vislumbrar essa nova realidade.

Ainda em relação ao zeramento nas filas, o Dr. Carlos Augusto Moreira Júnior lembrou que, logo que deixou o seu mandato como secretário de Estado de Saúde, sugeriu que fosse procurado o Dr. Batista, na Comissão de Saúde da Assembleia, para que ele ajudasse a resolver o problema das filas. “Tive o prazer de conviver com o Dr. Batista na área da saúde, conheço o seu caráter não apenas como político, mas porque ele é um bom médico e tem, na saúde, a sua própria missão e vocação”.