Curso destinado a acadêmicos de medicina é ofertado pela Liga Acadêmica de Oftalmologia

Curso destinado aos profissionais que atuam na linha de frente dos serviços de saúde e aos acadêmicos em medicina procurará mostrar que, simples exames nos olhos são fundamentais para ajudar detectar precocemente doenças graves não apenas da visão. O curso é uma realização da Liga Acadêmica de Oftalmologia (Liof) e teve início dia 25 de outubro, prosseguindo até o dia 29 no Anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR.

Dividido em cinco módulos, o curso está tratando dos temas infectologia, pediatria, doenças sistêmicas mais prevalentes (hipertensão e diabetes), reumatologia e neurologia. Sintomas e sinais de todas essas doenças podem ser identificados por meio de exames realizados pelo clínico geral e pelo oftalmologista.

Com base nestes dados, ele saberá precisar a gravidade e a extensão de um trauma intra-craniano, repassar orientações ao paciente diabético sobre a freqüência com a qual deve consultar-se com o seu oftalmologista, valorizar sinais importantes que, na maioria dos casos não se apresentam como sintomas aparentes de doenças graves.