O que é?

A Miopia é o mais comum erro refrativo e tornou-se mais prevalente nos dias de hoje, sobretudo na população da faixa etária dos 12 aos 40 anos. Miopia significa que o olho não refrata a luz adequada para ver imagens claramente. Quando há Miopia, os objetos são vistos claramente de perto, mas, se distantes, são borrados. Miopia não é considerada uma doença, mas uma perturbação visual.

Tipos de Miopia

A leve (Baixa Miopia) e a grave (Alta Miopia): A leve, geralmente, ocorre na infância ou juventude. Tende a se estabilizar, uma vez concluído o processo de crescimento (cerca de 21 anos). A alta requer uma estabilização mais longa. Às vezes está associada com problemas degenerativos da retina, com um aumento do risco de descolamento da retina, catarata ou glaucoma.

Sintomas

O portador de miopia terá dificuldade em ler os sinais de trânsito e ver objetos distantes com clareza. Outros sinais e sintomas incluem estrabismo tensão ocular e dores de cabeça. Sentindo-se cansado ao conduzir um veículo ou se concentrando para um jogo de cartas, por exemplo.

Causas

A Miopia é hereditária e é muitas vezes descoberta em crianças quando estão entre oito e 12 anos de idade. Durante a adolescência, quando o corpo cresce rapidamente, a Miopia pode ser mais grave. Entre os 20 e 40 anos de idade, geralmente há pouca mudança, mas a Miopia pode também ocorrer em adultos. Pesquisadores apontam que a fadiga ocular ocasionada pelo uso exagerado de telas digitais (computadores, tabletes, celulares) e a permanência por tempo prolongado em frente a tais dispositivos – juntamente com uma predisposição genética para a Miopia – ajudam a multiplicar a sua ocorrência.

Diagnóstico

Para o processo de diagnóstico, a medição correta deve ser realizada com o paciente a 6 metros. Cada olho deve ser coberto e avaliado.  Em crianças menores de 16 anos é recomendável uma verificação visual pelo menos a cada ano. Em adultos a cada dois anos, a menos que o paciente tenha sofrido qualquer anormalidade no olho.

Tratamento

Atualmente, alguns tipos de tratamento estão mostrando a promessa para controlar a Miopia. Uso de lentes de contato e óculos multifocais; medicamentos, como a atropina e a ortoqueratologia, estão entre eles. A Alta Miopia geralmente pode facilmente corrigida por óculos, lentes de contato ou até mesmo a cirurgia refrativa.