O que é?

O olho é um dos nossos órgãos mais sensíveis. Por isto, pode servir como “porta de entrada” para vários tipos de infecções e doenças contagiosas.

Sintomas

Infecções podem causar sensação de desconforto nos olhos, e algumas infecções podem resultar em visão embaçada. Quando não identificadas e combatidas podem resultar em uma série de complicações, que vão desde coceiras, vermelhidão, lacrimação, ardência. As infecções virais mais comuns são as conjuntivites, seguida de herpes ocular. Em casos extremos podem evoluir para a formação de úlceras na córnea e até a cegueira.

Causas

As infecções dos olhos podem ser causadas por infecções bacterianas, virais ou fúngicas, e qualquer parte do corpo que é inserido no interior do olho pode causar irritação grave.

Diagnóstico

Em caso de infecção, o oftalmologista deve ser consultado com urgência para fazer um diagnóstico.

Tratamento

Não receber tratamento imediato para uma infecção ocular pode levar a danos permanentes nos olhos e possível perda de visão. O Hospital de Olhos do Paraná investe continuamente no aprimoramento dos seus profissionais e, em aparelhos de última geração para identificar com absoluta precisão as doenças infecciosas da visão causadas por vírus, bactérias e outros agentes microbianos. O suporte do laboratório às unidades é tão importante, que propicia segurança ao paciente em todas as fases do tratamento das doenças oculares (desde as mais simples às mais complexas).