RETINOPATIA DIABÉTICA

O que é: É a lesão causada pelo diabetes no fundo do olho, ou seja, na retina. Com o passar dos anos, o diabético vai fazendo lesões nos pequenos vasos sanguíneos, especialmente no fundo do olho. Isto é rapidamente notado, porque a visão diminui e a pessoa vai perdendo a capacidade de leitura, podendo até levar a cegueira.

Sintomas: O paciente com retinopatia diabética queixa-se de "borramento" visual ou dificuldade para leitura. Em alguns casos, a perda da visão é súbita e total devido ao sangramento intraocular ou descolamento da retina.

Tipos de retinopatia diabética?

Não proliferativa: É o primeiro estagio da doença, afetando principalmente o centro da visão, ou seja, a mácula. Ocorre edema e aneurismas na região central da retina com consequente perda visual.

Proliferativa: É caracterizada pelo crescimento de neovasos sanguíneos na retina com consequente sangramento e fibrose. É o tipo mais grave, pois leva a perda súbita da visão por sangramento ou descolamento da retina.

Diagnósticos e acompanhamento: Para o correto diagnóstico e acompanhamento da retinopatia diabética são necessários exames complementares como a retinografia, angiografia e OCT (tomografia ótica coerente). São exames de fácil realização e bem tolerados pelos pacientes.

Controle da glicemia: O mais importante a fazer é um bom e rígido controle da glicemia. Estudos comprovam que pacientes bem controlados têm menos problemas e o tratamento tem melhor resultado. Pacientes com pobre controle glicêmico tendem a perder visão independente do tratamento realizado. Além disso, é fundamental o controle da pressão arterial, pois a associação do diabetes à pressão alta é extremamente danosa aos olhos.

Tratamento retinopatia não proliferativa: o tratamento está baseado na retirada do edema macular com a aplicação intraocular de anti-angiogênicos e na fotocoagulação a laser. Anti-angiogênicos são drogas usadas para retirar o líquido acumulado na retina devido ao vazamento causado pelos microaneurismas. A fotocoagulação com laser queima os aneurismas e as regiões com vazamento de fluido para permitir que a retina volte a ter função normal.

Tratamento retinopatia proliferativa: este tratamento é mais complexo porque em alguns casos também é necessária a realização de uma cirurgia intraocular. Da mesma forma que o tipo anterior são necessários a aplicação das drogas antiangiogênicas e a fotocoagulação com laser, mas de forma mais intensa e em maior número. Quando ocorre sangramento intraocular, que obstrui totalmente a visão, é necessária a remoção desse sangue por meio de uma cirurgia chamada vitrectomia. Também, nos casos em que existe um descolamento de retina causado pela retinopatia diabética é necessária a cirurgia. Dependendo da gravidade do caso, algumas dessas complicações têm prognóstico reservado.

Outros tratamentos:

Anti-angiogênicos: Essas novas drogas facilitaram o tratamento da retinopatia diabética. Elas bloqueiam a ação do VEGF, que é um fator responsável pelo edema e crescimento de neovasos na retina. Atualmente, existem três tipos de antiangiogênicos: o bevacizumab (AvastinR), ranibizumab (LucentisR) e o aflibercept (EyliaR). Cada um deles tem sua indicação e seu médico saberá orientá-lo quanto ao melhor medicamento para seu caso.

Fotocoagulação com laser: Nos casos em que há edema de retina ou quando existe a presença de neovasos sanguíneos, o raio laser é utilizado para selar os pontos de vazamento e fazer a regressão desses neovasos. O procedimento é feito em consultório e sob anestesia tópica.

Vitrectomia: É uma cirurgia intraocular utilizada para a remoção de hemorragias ou tratamento do descolamento da retina causado pelo diabetes. É um procedimento mais complexo que exige internamento hospitalar por algumas horas. É realizada sob anestesia local.

Quer saber mais? Veja nos links abaixo!

Um novo complexo, exclusivo aos portadores da retina oriundos do SUS

Retinopatia diabética
 causa cegueira irreversível

Doenças da terceira idade - Entrevista  Dr. Carlos  Moreira Júnior