CATARATA

destaquelaser1.png

O que é: A catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho). Geralmente atua de maneira progressiva. Inicia-se com a diminuição da visão mesmo com correção óptica (Uso de óculos ou lentes de contato). Com esta alteração, que frequentemente é progressiva, a imagem passa a chegar na retina com menor nitidez, deixando as imagens embaçadas e opacas, dificultando a visão do portador da catarata.

Sintomas: Visão embaçada ou borrada; Aumento da sensibilidade da visão à presença de luz; Percepção de halos (círculos) em volta de focos de luz; as cores parecem menos vivas; dificuldade para enxergar e ler com nitidez sem a presença de luz forte; dupla ou múltipla visão (Catarata com estado avançada).

Causas: Catarata Senil (Causada pelo processo de envelhecimento natural do corpo); Catarata Congênita (a criança nasce ou desenvolve a destaquexames.pngopacificação nos primeiros meses de vidas); Catarata Traumática (ocorrem normalmente por acidente nos olhos, por lesões ou batidas significativas no olho); metabólica  (a doença mais comum relacionada ao aparecimento da desta  forma é o diabete); Secundárias a medicamentos:  ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns deste grupo colírios com corticóides e choque elétrico entre outras causas mais raras).

Tratamento: equipamentos de última geração são  capazes de detectar a catarata logo no seu início. Aconselhe-se e não permita que conhecidos seus procurem ajuda médica tardiamente. Além disto, fique certo! A medicina conta com um dos mais importantes aliados na correção da catarata, intitulado Femtosecond Laser  (clique no link e entenda a técnica, da qual o Hospital de Olhos do PR foi um dos primeiros centros a implantá-la no país).

Com o equipamento, não se faz uso de bisturis ou pontos de cirúrgicos. Tudo é traçado pelo computador. A anestesia, na maioria das vezes, é feita apenas com colírios.

Quer saber mais? Clique nos links abaixo!

Principais dúvidas a respeito da Cirurgia de Catarata - Dr. Otávio Siqueira Bisneto

Como é realizada a cirurgia de catarata pela avançada técnica do Laser - vídeo