ASTIGMATISMO

 

O que é: O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes.  Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos, próximos ou distantes, ficam distorcidos ou borrados, em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo.  O astigmatismo está associado com outros problemas de refração, como miopia ou hipermetropia. Ele também pode aumentar ao longo do tempo devido à idade.

Causas: O astigmatismo pode ocorrer em combinação com outros erros refrativos, como a miopia: quando a córnea é curva demais ou o olho é mais longo do que o normal; ou como a hipermetropia: quando a córnea é pouco curva ou seu olho é mais curto do que o normal.O astigmatismo pode estar presente desde o nascimento, ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. Uma causa importante de astigmatismo é coçar o olho, prática muito comum em clima seco e alta concentração de poeira no ar.

Fatores de risco: 
História familiar de astigmatismo
Miopia
Origem étnica nativo-americana, hispânica, brasileira ou do leste da Ásia
Trauma ocular ou cirurgia
Outras doenças oculares, como ceratocone
Prurido ocular (coçar o olho).

Sintomas: As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. Ele também pode afetar sua visão para atividades de perto, como leitura ou costura. Se não corrigido, o astigmatismo pode levar a dores de cabeça, fadiga, piscar os olhos e dor nos músculos ao redor do olho. Outros sinais do sintoma são: apertar os olhos para enxergar, vista cansada, visão turva ou distorcida em todas as distâncias, dificuldade de dirigir à noite.

Diagnóstico:  O astigmatismo é geralmente diagnosticado durante um exame de olho dilatado.

Tratamento: Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de uma lente oftálmica chamada tórica ou cilindrica (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único), em óculos ou lentes de contato. Em casos mais graves, pode-se recorrer à cirurgia a laser ou do procedimento conhecido como ceratotomia astigmática.

Quer saber mais? Veja nos links abaixo!

Técnica revolucionária ajuda a multiplicar benefícios da cirurgia a laser

Tecnologia melhora a visão do brasileiro

Influência do astigmatismo corneano na acuidade visual final após implante de AcrySof® ReSTOR®: relato de caso

Brilho no olhar (Revista Viver) - Entrevista com Dr. Hamilton Moreira

Vista cansada (RPC TV) - Entrevista com Dr. Hamiltom Moreira