O que é?

Infecção oftalmológica que pode evoluir para sérias complicações. É mais frequente no pós-trauma, mas, raramente, pode ocorrer após cirurgias eletivas. Acontece quando qualquer das estruturas intraoculares é colonizada por microrganismos, causando resposta inflamatória no local.

Tipos

Exógena, causada pelo microrganismo de ambiente externo, que adentra os olhos; endógena, quando ocorre por via sanguínea.

Sintomas

Embaçamento progressivo da visão em vários graus, por conta da transformação do vítreo e, em muitos casos, com dor associada. Em alguns casos ocorre formação de membrana inflamatória pupilar impregnada na lente intraocular.

Tratamento

Com o médico oftalmologista, sem perda de tempo. Antibióticos intraoculares. Frequentemente, torna-se necessário realizar cirurgia de remoção do vítreo. A injeção intra vítrea de antibiótico é preconizada como o tratamento padrão ouro. O paciente pode ser considerado fora de risco ao sentir melhora na dor provocada na visão atingida. Ainda assim, os resultados dos tratamentos aplicados, em grande parte, não conseguem recuperar totalmente a acuidade visual do olho infeccionado.