Consultas e Exames

Consultas

Consultas eletivas e atendimento 24h para emergências. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h

Endereços

Unidade Batel:
Consultas, exames e emergências 24h: Al. Presidente Taunay, 483.

Unidade Fazendinha:
Consultas e exames: Shopping Megave – Rua Alfredo José Pinto, 1850.

Unidade Capão Raso:
Consultas e exames: Rua Bortolo Gusso, 110.

Unidade SUS:
Consultas e exames: Rua Visconde de Nácar, 810.

Telefones Úteis

Callcenter: (41) 3222-4222
WhatsApp: (41) 3222-4222

Termos de Uso Teleorientação

HOSPITAL DE OLHOS DO PARANÁ LTDA – PJ: 230
Diretor Técnico .  Dr. Carlos Augusto Moreira CRM 200-PR – RQE 4.915

Exames

Possuímos uma infraestrutura completa e integrada. São mais de 40 exames oftalmológicos com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para cuidar da saúde dos seus olhos.

Confira como acessar o resultado dos seus exames.

O exame de Acuidade Visual é usado para avaliação da percepção de formas e contornos dos objetos. Ele detecta o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes espaciais.

Este é o exame que identifica se o paciente tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Também conhecido como angioflurosceinografia, ou retinografica fluorescente.

Esse exame tem a finalidade de registrar em imagens a situação dos vasos sanguíneos que irrigam o fundo do olho, ou seja, a retina. Esses vasos são de suma importância para o bom funcionamento da retina e consequentemente a visão.

Para este exame não é mais necessário aplicar colírio que dilata a pupila do paciente.

No momento do exame será aplicado via injeção intravenosa, no braço ou no antebraço o contraste de fluoresceína sódica, que irá alterar a cor dos vasos sanguíneos e possibilitará avaliar com maior nitidez os vasos da coróide e da retina.

As imagens obtidas são digitais e a impressão das fotos são feitas no mesmo instante do exame o qual será entregue para o paciente posteriormente juntamente com o diagnóstico do médico especialista que realizou o exame. A foto permite a visualização de 55 graus da retina.

O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou rupturas na retina também necessitam desse tratamento.

Preparo:

O paciente deve vir acompanhado de um adulto apto, pois devido à dilatação ocular o paciente não poderá dirigir após o exame. Chegar com 30 minutos de antecedência ao horário marcado.

Não é necessário suspender o uso de lentes de contato.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

A Angiografia com Indocianina Verde é o exame para avaliação da circulação da retina e coroide, com a utilização do corante Indocianina verde, por via endovenosa.

Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica (OCTA), é um exame não invasivo de rápida realização, sem a necessidade de dilatação da pupila. Faz imagens da microvasculatura retiniana e da coróide. Teve seus primeiros estudos realizados em 2014.

O Angio-OCT utiliza a refletividade da luz do laser na superfície das células vermelhas que se movimentam para diferentes áreas do vaso sanguíneo. Com isso você consegue ter imagens e avaliar a microvasculatura retiniana sem a utilização de contraste, tornando assim, o exame mais seguro, com alta resolução das imagens, trazendo muita informação para doenças como:

Retinopatia Diabética;
DMRI – seca;
DMRI – úmida;
Corioretinopatia Central Serosa;
Oclusão Vasculares;
Telangiectasia Macular;
Membrana Neovascular Coroideana.

A Avaliação de Vias Lacrimais é um exame que analisa a irrigação dos canais lacrimais, para avaliar a capacidade de drenagem da lágrima para as fossas nasais.

É indicado para diagnosticar obstruções ou infecções que podem atingir as vias lacrimais.

O paciente deve suspender o uso de lentes de contato 30 minutos antes da realização do exame. Não é necessário acompanhante.

Chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Tempo de exame: Aproximadamente 15 min.

Não tem contato direto com o olho.

Não é necessário dilatar a pupila.

A Biometria Ultrassônica é um exame que mede o comprimento axial do olho e de suas estruturas – câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea.

Essa medida ocular é um dos parâmetros utilizados no cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata e cirurgias refrativas de alto grau de miopia ou hipermetropia.

Preparo:

O paciente deve estar sem lentes no momento do exame. Não é necessário acompanhante. Chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Tempo de exame: Aproximadamente 15 minutos.

Não é necessário dilatar a pupila.

A Campimetria avalia a percepção visual central (em frente do campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão), identificando qualquer alteração ou redução visual.

É indicada para o diagnóstico de glaucoma, neuropatias, doenças retinianas, para pacientes que realizaram plástica ocular, entre outros.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 min. de antecedência ao horário marcado. Não é necessário acompanhante.

Tempo de Exame: Aproximadamente 30 min.

Não tem contato direto com o olho.

Não pode estar com a pupila dilatada para a realização do exame.

O exame de Curva Tensional avalia os picos da pressão intraocular do paciente em diferentes horários ao longo do dia, traçando um gráfico com os períodos da maior e da menor medida.

É indicado para diagnóstico ou acompanhamento do tratamento do glaucoma.

Com a doença, a pressão ocular sofre alterações ao longo dia, portanto o exame mede a pressão em diferentes horários. Podem ser feitas medidas de 2 em 2 horas ou 3 a 4 vezes ao dia.

Preparo:

O paciente deve chegar na Unidade de atendimento às 08h. O exame consiste na aferição da pressão intraocular nos horários 08h, 10h e 12h.

Não é necessário acompanhante.

Chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Tempo de exame: Aproximadamente quatro horas.

Este exame é muito importante para o diagnóstico e acompanhamento de doenças do nervo óptico e o Glaucoma.

O exame é realizado com equipamento de alta tecnologia que tira fotos do fundo do olho, mais especificamente, do nervo óptico. Essas imagens depois de reveladas sobretudo em filme fotográfico permite a visualização tridimensional para evidenciar detalhes do disco óptico e de possíveis alterações que podem indicar patologias.

Durante o exame são tiradas diversas fotografias do fundo do olho e o flash da câmera pode causar algum desconforto devido a luminosidade, mas não existe qualquer contato com o olho do paciente e, portanto, é também um exame indolor.

É necessária a dilatação de pupila para permitir a visualização do fundo do olho por meio do equipamento. O exame dura de 5 a 10 minutos podendo variar para mais ou para menos dependendo do paciente.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

Não é necessário dilatar a pupila.

A Fotocoagulação a Laser é um procedimento que visa a aplicação de raios laser que fazem microcauterizações em estruturas intraoculares selecionadas, como tumores ou vasos sanguíneos anormais.

O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou rupturas na retina também necessitam desse tratamento.

Preparo:

O paciente deve chegar com 30 minutos de antecedência ao horário marcado.

Trazer resultado MR ou Angio.

Clinipam tem que ter senha de liberação.

Dilata.

Alimento leve, óculos de sol, 3h de duração.

Exame de fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia) consiste em examinar as artérias, veias e nervos da retina através dos meios transparentes do olho (salvo em caso de patologias) que se interpõem entre o médico e a retina.

A retina localiza-se na parte posterior do globo ocular e tem como função transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso que permite a visão. Além de propiciar um diagnóstico local, o exame da retina permite avaliar alguns aspectos da saúde do indivíduo de uma maneira geral, concentrando-se especialmente no nervo óptico, nos vasos retinianos e na sua região central, denominada mácula. O exame de fundo de olho é a melhor forma de analisar o estado de nossos vasos sanguíneos sem utilizar um método invasivo.

A Gonioscopia é um exame que analisa o ângulo da câmara anterior, a parte do olho entre a córnea e a íris.

É indispensável para o diagnóstico e tratamento de Glaucoma.

Preparo:

Chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado. Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 20 min.

O Mapeamento de Retina, mais conhecido como Exame de Fundo de Olho, é um exame que tem a função de mapear toda a estrutura do fundo do olho, periferia retiniana, nervo óptico e vítreo.

É indicado para diagnosticar e acompanhar as doenças oculares que possam acometer essa região do olho, entre elas o descolamento de retina, degenerações retinianas, tumores, hemorragias.

O Mapeamento de Retina utiliza um aparelho com fonte de luz adaptada à cabeça do médico. Ele projeta essa luz no fundo de olho do paciente e sua imagem refletida é captada em uma lente segurada pelo médico.

Preparo:

O paciente deve vir acompanhado de um adulto apto, pois devido à dilatação ocular o paciente não poderá dirigir após o exame. Chegar com 30 minutos de antecedência ao horário marcado.

Tempo de exame: De 30 a 60 min.

A Microscopia Especular de Córnea fotografa as células da camada mais interna da córnea, o endotélio.

É indicado no pré-operatório de cirurgias intraoculares, como Catarata, Glaucoma, e Transplante de córnea, além de diagnóstico e acompanhamento de problemas na córnea.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado. Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 15 min.

Não tem contato direto com o olho.

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Se utilizar óculos deverá trazer no dia do exame. O exame só será realizado com os óculos.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

O exame de Tomografia de Coerência Óptica da Córnea – OCT da Córnea é um exame de tomografia de alta precisão que permite a imagem detalhada das estruturas do segmento anterior ocular, especialmente da córnea.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

O OCT, ou Tomografia de Coerência Óptica, é em um exame de tomografia de alta precisão na área dos nervos ópticos, fundamental para diagnóstico precoce e acompanhamento do Glaucoma.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

O OCT, ou Tomografia de Coerência Óptica, é em um exame de tomografia de alta precisão que analisa as camadas da retina central e nervo óptico. É realizado por um sistema computadorizado através de ondas de luz, portanto sem radiação. As Ondas passam através da pupila dilatada sem qualquer tipo de risco para saúde do paciente.

É um método de diagnóstico por imagem baseado na interferometria de baixa coerência, onde a coerência temporal dos fótons é explorada, resultando numa tecnologia capaz de produzir imagens de secções transversais de amostras espalhadas com alta-resolução de forma não invasiva e sem contato de microestruturas internas de tecidos vivos, tais como a retina, a pele e o dente.

As imagens são captadas e processadas pelo aparelho proporcionando detalhes da anatomia retiniana que permitem diagnosticar precocemente e acompanhar a evolução de doenças da retina, como na Retinopatia Diabética, Degeneração Macular Relacionada à Idade.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

A Paquimetria é um exame que mede com precisão a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom.

É indicado para o planejamento cirúrgico em Cirurgias Refrativas, além do diagnóstico de Glaucoma, Ceratocone, entre outros.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado. E estar sem lentes de contato ao entrar na sala de exames.

Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 15 min.

O Exame simula a visão do paciente, sem a influência das doenças presentes, como a Catarata.

É utilizado para avaliação de casos de cirurgia de catarata e transplantes de córnea.

Como o exame é realizado: Com iluminação específica é observada a sensibilidade macular do paciente.

Tempo de exame: Aproximadamente 20 min.

O Potencial Evocado investiga a função cerebral relacionada à visão, e avalia a transmissão da imagem a partir da retina até o córtex ocipit, parte responsável pela visão, situada no lobo occipital.

É indicado para diagnóstico de doenças como glaucoma, edema do nervo óptico, além de doenças do sistema nervoso central relacionadas com a visão.

A Retinografia é um exame que registra imagens coloridas do fundo do olho – retina, nervo óptico, mácula, vasos sanguíneos.

É indicado para acompanhamento e diagnóstico de doenças como a Retinopatia Diabética, Degeneração Macular, Oclusões Vasculares da Retina, entre outras.

Preparo:

O paciente deve vir acompanhado de um adulto apto, pois devido à dilatação ocular o paciente não poderá dirigir após o exame. Chegar com 30 minutos de antecedência ao horário marcado.

Não é necessário suspender o uso de lentes de contato.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

O Teste de Ishihara analisa a percepção de cores do paciente. É indicado para o diagnóstico do Daltonismo.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Se utilizar óculos deverá trazer no dia do exame. O exame só será realizado com os óculos.

Tempo de exame: Aproximadamente 20 min.

Teste de Ofuscamento, ou Glare, analisa a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação.

Uma redução da acuidade de contraste pode ocorrer em várias doenças oculares, como doenças da córnea, cataratas, e doenças degenerativas da retina.

Preparo:

Se utilizar óculos, ou lente de contato deverá trazer no dia do exame.

Não pode estar com a pupila dilatada para a realização do exame. Não necessita de acompanhante.

Para marcar, precisa entrar em contato com setor de exames 4º andar, pois temos algumas restrições de horário.

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado. Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

O Teste de Schirmer avalia a função lacrimal para verificar se o olho produz a quantidade suficiente de lágrima para manter-se lubrificado.

É indicado para diagnostico ou acompanhamento de Olho Seco.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Suspender o uso de lentes de contato por um (01) dia antes da realização do exame.

Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 20 min.

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Trazer os óculos mais recente e pacientes que utilizam lente de contato devem realizar o exame com a lente.

Não pode estar com a pupila dilatada para a realização do exame.

O Teste de Teller permite quantificar a acuidade visual, a capacidade do olho de reconhecer dois pontos muito próximos, por meio de cartões.

É indicado para recém-nascidos, crianças que ainda não desenvolveram a fala e pacientes que apresentam limitações na realização dos demais testes que avaliam a quantificação da acuidade visual.

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Se utilizar óculos deverá trazer no dia do exame. O exame só será realizado com os óculos.

Tempo de exame: Aproximadamente 30 min.

O Teste Ortóptico avalia a movimentação ocular, as alterações da musculatura extrínseca dos olhos e a percepção de estímulos visuais, em todas as posições do olhar, para analisar a existência de alguma alteração da motilidade ocular – o movimento dos olhos.

É indicado para pacientes com suspeita de estrabismo e ambliopia ou que possuem visão dupla, visão embaçada.

O Titmus, ou Teste de Estereopsia, é um exame para avaliar a percepção de profundidade, a capacidade dos dois olhos enxergarem em conjunto.

É indicado para o diagnóstico ou acompanhamento de problemas na visão binocular, estrabismo e ambliopia.

A Tonometria é o exame que mede a pressão do olho, denominada pressão intraocular.

É indicada como rotina para pessoas com mais de 40 anos, ou que estão em grupos de risco de desenvolverem o Glaucoma, pois é fundamental para o diagnóstico da doença.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Suspender o uso de lentes de contato por um (01) dia antes da realização do exame.

Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame: Aproximadamente 20 min.

O exame de Topografia de Córnea mapeia a superfície da córnea e suas irregularidades e analisa a curvatura corneana, resultando com precisão no diagnóstico de diversas doenças oculares, dentre elas, o Ceratocone.

Preparação:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado. Não é necessário acompanhante.

Tempo de exame:  Aproximadamente 15 min.

Não tem contato direto com o olho.

O Topolyzer é um topógrafo de córnea que mapeia as irregularidades corneanas, medindo seu relevo e formato com precisão.

É indicado para pacientes com córneas muito irregulares, ceratocone, astigmatismos irregulares, entre outros.

Preparo:

O paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência ao horário marcado.

Suspender o uso de lentes de contato por 7 dias antes da realização do exame.

Não é necessário acompanhante.

Não pode estar com a pupila dilatada para a realização do exame.

Não tem contato direto com o olho.

A Biomicroscopia é um ultrassom de alta resolução que avalia as estruturas do segmento anterior do globo ocular, como córnea, câmara anterior, íris e cristalino.

O Verion é um moderno sistema de imagem guiada utilizado para aprimorar os resultados na cirurgia de catarata.  Ele capta as estruturas da íris e dos vasos da esclera e transmite para um computador no centro cirúrgico.

Além mapear, planejar e indicar as lentes intraoculares mais apropriadas para cada olho, otimizando o pós-operatório da cirurgia.

Preparo:

Este exame é um complemento do Lenstar (biometria óptica).

Não deve estar com lentes de contato.

Não pode estar com a pupila dilatada para a realização do exame.