O que é?

Uma inflamação da conjuntiva, o tecido transparente que cobre o interior da pálpebra e o branco do olho. Esta inflamação torna os vasos sanguíneos mais visíveis, o que dá ao olho uma cor rosada ou avermelhada. Em termos gerais, existem três tipos: a viral, a bacteriana e a alérgica.

Sintomas

O principal sintoma da Conjuntivite é uma aparência rosada do olho. Os sintomas podem variar, dependendo da causa, mas geralmente incluem: vermelhidão ou inchaço do branco do olho ou da pálpebra interior; aumento da quantidade de lágrimas; secreção ocular que pode ser transparente, amarela, branca ou verde; coceira, irritação ou ardor nos olhos; aumento da sensibilidade à luz; sensação de areia nos olhos; crostas nas pálpebras ou cílios. As conjuntivites viral e alérgica são contagiosas. A viral pode ser transmitida por meio da tosse ou espirros e a bacteriana pelo contato direto com as mãos ou os itens infectados que tocou o olho.

Causas

A do tipo alérgica causa inchaço na conjuntiva devido a uma reação alérgica à poeira, mofo, pelo de animais ou de pólen. Pode ser irritada pela ação do vento, pó, fumo e outros agentes que provocam a poluição do ar. Pode ser também uma irritação causada por produtos químicos, vento, poeira, fumaça ou outras formas de poluição ambiental. A Conjuntivite Alérgica pode ser sazonal (provocada por pólen) ou aparecer em surtos ao longo do ano (poeira e pelos de animais).

Diagnóstico

O oftalmologista poderá diagnosticar a maioria dos casos de Conjuntivite por meio de um exame de vista. O médico pedirá informações sobre os sintomas para identificar o tipo de conjuntivite. Em alguns casos, os testes de diagnóstico suplementares podem ser úteis no diagnóstico de olho vermelho. O oftalmologista com a amostra coletada por meio de uma anestesia no olho irá determinar se a infecção é causada por uma bactéria ou um vírus, e com isso irá determinar o tratamento adequado. Algumas condições associadas com Conjuntivite incluem outras infecções oculares, como blefarite e olho seco.

Tratamento

Varia de acordo com o tipo de Conjuntivite.  Conjuntivite viral – A maioria dos casos de conjuntivite viral são suaves. Geralmente entre 7 e 14 dias, a infecção vai embora sem tratamento e não causa efeitos a longo prazo. Em alguns casos, a conjuntivite viral pode levar de 2 a 3 semanas ou mais para desaparecer, especialmente se surgirem complicações. Poderá ser aplicado em casa panos molhados frios sobre os olhos várias vezes ao dia para aliviar os sintomas. Conjuntivite bacteriana – O oftalmologista prescreverá antibióticos, que poderão ajudar a reduzir a duração da doença e retardar a disseminação da infecção para outras pessoas. Colírio ou pomada prescritos pelo médico poderão ser eficazes no tratamento. Compressas frias poderão ser usados para aliviar a secura e inflamação. A conjuntivite bacteriana pode levar a problemas oculares graves, como úlcera de córnea, e potencial perda de visão. Conjuntivite alérgica – Normalmente, a conjuntivite causada por alergia pode ser aliviada com o uso de medicamentos, incluindo algumas gotas oculares que requerem uma prescrição. Para a conjuntivite causada pelo uso de lentes de contato, o médico poderá recomendar romper o uso por um tempo. Antialérgicos muitas vezes ajudam a evitar ou reduzir os surtos de conjuntivite alérgica.