O que é?

Uma inflamação comum e persistente das bordas das pálpebras, normalmente na região onde crescem os cílios. Provoca coceira, irritação, vermelhidão e ocasiona prurido.  Acontece em todas as faixas etárias, porém os obesos, pessoas com pele oleosa, caspa e olhos secos têm mais predisposição a apresentar o problema.

Tipos

Anterior, na borda frontal da pálpebra, parte em que os olhos se ligam; e posterior, parte interior da pálpebra, que entra em contato com o globo ocular.

Sintomas

Muitas pessoas têm blefarite, mas não apresentam sintomas, mas em outras é comum surgirem:

Pálpebras oleosas ou inchadas
Irritação e vermelhidão
Sensibilidade à luz
Sensação de areia nos olhos
Cílios grudados
Descamação da pele ao redor dos olhos

Causas

A Blefarite não tem causas totalmente esclarecidas, mas normalmente ela ocorre quando as glândulas que ficam próximas aos cílios não funcionam de forma adequada. Nestes estágios ocorre inflamação, irritação e coceira na pálpebra.

Diagnóstico

Infecção bacteriana
Mau funcionamento das glândulas sebáceas na região dos olhos
Alergias
Alguns medicamentos destinados ao combate da acne
Ácaros ou piolhos
Dermatite seborreica (caspa)

Tratamento

O oftalmologista é o médico mais adequado para você buscar ajuda caso apresente sinais e sintomas da blefarite. O tratamento dependerá do motivo que provocou a blefarite e, dependendo do caso, pode ser feito por meio de pomadas com antibióticos, lágrimas artificiais, corticoesteróides oculares, entre outros medicamentos administrados por via oral.