Parceria entre HOP e Johnson & Johnson Institute permite aperfeiçoamento cirúrgico dos residentes

 

O último fim de semana foi um marco histórico para os residentes do segundo ano do Hospital de Olhos do Paraná e Instituto Professor Moreira. Nossa turma foi a primeira Residência do Brasil a realizar o ‘Wetlab de Facoemulsificação’, no Johnson & Johnson Institute (JJI) – centro de educação médica continuada, em São Paulo – equipado com tecnologia de última geração para oferecer treinamento em procedimentos cirúrgicos inovadores.

Para o diretor do Instituto Professor Moreira, Dr. Carlos Augusto Moreira Neto, essa foi uma grande oportunidade de aprendizado e fortalecimento da parceria com o Johnson & Johnson Institute. “Além de permitir que os residentes usem a mais alta tecnologia, tanto de aparelhos cirúrgicos, bem como de lentes oculares de última geração, aperfeiçoando ainda mais a técnica cirúrgica e possibilitando que todo o aprendizado adquirido, seja empregado no uso dos pacientes do ambulatório do SUS e Serviço de Residência do Hospital de Olhos do Paraná e Instituto Professor Moreira”, afirma Moreira Neto.

O Johnson & Johnson Institute tem o objetivo de apoiar profissionais da saúde a melhorarem seus resultados e terem acesso a técnicas avançadas. Para a residente do Hospital de Olhos do Paraná, Ana Cristina Doles Godoy, as palestras do Wetlab foram bem didáticas e conseguiram sanar todas as dúvidas dos residentes em relação aos aparelhos de Faco. “Na prática, pudemos treinar os passos da cirurgia e manusear alguns aparelhos de complicação. Achei que valeu a pena a experiência e indicaria para os meus colegas de profissão de outras instituições participarem também”, enfatiza Ana.

Para o residente Raphael Baptistela, ter participado do Wetlab como a primeira turma a realizar essa parceria com o Johnson & Johnson Institute, foi uma experiência única. “Só tenho a agradecer ao Hospital de Olhos pela grande oportunidade que levaremos para o resto de nossas vidas”, finaliza Baptistela.