Hospital de Olhos do Paraná realiza ciclo de palestras sobre doenças da retina em Curitiba

 

O Hospital de Olhos do Paraná vai realizar em parceria com a Associação Retina Brasil, diretório Paraná, um Ciclo de Palestras sobre Distrofias e Degeneração da Retina, no dia 15 de maio, às 19h30, no Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba. O evento vai reunir médicos especialistas no assunto, pacientes, acadêmicos e o público em geral para abordar sobre diagnósticos, pesquisas, tratamentos e de que forma as doenças relacionadas à retina impactam na vida das pessoas.

Além disso, o evento também visa buscar pacientes portadores de distrofias e degenerações da retina, para, juntamente com a Retina Brasil e Paraná – uma associação que atua na promoção e defesa dos direitos desses pacientes – iniciar um mapeamento deste grupo no Paraná.

De acordo com o médico oftalmologista Dr. Carlos Augusto Moreira Neto, organizador do evento e integrante do Serviço de Retina do Hospital de Olhos do Paraná, algumas dessas patologias são pouco exploradas e, consequentemente, as informações são desconhecidas do público. “A ideia de promover esse bate-papo é exatamente de trazer à tona o assunto para debates, troca de experiências, descobertas científicas em relação ao tratamento e esclarecimento junto à sociedade”, explica Moreira Neto.

 

Sobre os palestrantes

Maria Julia da Silva Araújo, presidente da Retina Brasil, irá compartilhar experiências sobre a história da Associação e seus principais projetos.

Roberto Leite, fisioterapeuta, advogado, paciente com o diagnóstico, fará uma abordagem sobre a perspectiva do paciente, dividindo sua vivência desde o diagnóstico, limitações, até a readaptação junto à sociedade. Roberto usa um cão guia, pois há 12 anos perdeu a visão. Ele irá abordar essa questão, além dos direitos dos portadores de necessidades especiais.

Marina Leite Brandão, jornalista, também portadora de uma doença da retina, que tem seu trabalho voltado à divulgação de recursos tecnológicos que visam a acessibilidade das pessoas com deficiências visuais, vai trazer informações atualizadas sobre as pesquisas de tratamento que estão em andamento.

Dr. Carlos Augusto Moreira Neto, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, especialista em Retina e Vítreo, fará uma abordagem mais científica sobre as patologias, diagnóstico, tratamento e pesquisas recentes. Mestre em cirurgia pela UFPR, Doutor em Oftalmologia pela McGill University (Canadá) e Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Retina e Vítreo pela Tufts University (Boston-EUA).

O ciclo de palestras é aberto ao público e ao final de cada apresentação os participantes poderão sanar dúvidas, debater sobre o assunto e trocar experiências.

 

Serviço:

Evento: Ciclo de Palestras sobre Distrofias e Degeneração da Retina

Dia: 15 de maio, a partir das 19h30

Local: Universidade Positivo – auditório 01 – bloco vermelho

Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial