Hospital de Olhos do PR promove evento On Line; convidado foi o Dr. Eduardo Martines

O Hospital de Olhos do Paraná (HOP) promoveu na terça-feira, dia 27, mais um evento científico On Line. O convidado foi o Dr. Eduardo Martines, PhD pela Universidade da Califórnia (EUA), médico de renome nacional em cirurgia refrativa a Laser, área da qual é um entusiasta e referência.

Por aproximadamente duas horas ele permaneceu à disposição do corpo clínico e de fellows do Hospital no auditório do sexto andar da Unidade Coronel Dulcídio. O coordenador foi o Dr. Hamilton Moreira, diretor do HOP e contemporâneo do Dr. Martines, com quem atuou nos EUA. O Dr. Guilherme Buchaim, membro da equipe do HOP, apresentou caso clínico de paciente.

Participaram também médicos que residem em outros países, a exemplo do Dr. Alexandre Telli, membro do HOP, que está radicado no Canadá, onde faz o seu fellow em Córnea pela University Health Network. Ele disse que foi muito bom ouvir um “time experiente” dando opiniões para casos desafiadores. Como ele, outros participantes acrescentaram que ganha o paciente, por conta dos casos debatidos de forma aberta, o que nem sempre é possível em congressos.

Para a fellow em Catarata e Refrativa Fernanda de Almeida, do Rio Grande do Sul, eventos como o promovido esta semana são de extrema importância aos oftalmologistas. Permitem, em sua opinião, aumentar a curva de aprendizado, debater diferentes casos clínicos e atualizar conhecimentos em uma área que, para ela, está em constante evolução.

O Dr. Martines
Na década de 90 o Dr. Eduardo trabalhou no desenvolvimento dos primeiros Laser para a moderna cirurgia refrativa nos EUA, a exemplo do Dr. Hamilton. O Dr. Eduardo levou os seus conhecimentos para implantar a técnica na rotina do centro onde atua, em São Paulo; e o Dr. Hamilton, para a rotina do HOP. Atualmente, o Laser é considerado uma das tecnologias mais precisas da medicina para tirar o grau do olho em miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.