HOP é destaque em um dos principais portais oftalmológicos do mundo

A aplicação de técnicas de tratamento na cirurgia vítreo-retiniana em casos de deslocamento da retina conferiu, recentemente, ao Hospital de Olhos do Paraná, o reconhecimento no Eyetube – 3D do “ Vídeo Of The Month”. O portal, no qual cirurgiões de vários centros oftalmológicos discutem casos de rotina, é um dos mais conceituados portais da área no mundo. O vídeo de cirurgia realizada pelo Dr. Alexandre Grandinetti, membro do Serviço de Retina do Hospital de Olhos, foi capa da edição de julho do site. O autor apresentou caso de cirurgia de “introflexão escleral empregando luz acessória tipo Chandelier e sistema de visualização 3D, utilizando o equipamento Ngenuity, da Alcon/Novartis.

O Dr. Alexandre explica que o procedimento é uma cirurgia pela qual se faz a passagem de uma faixa de silicone em torno do globo ocular. Em seguida, utiliza-se uma luz acessória denominada Chandelier, que visualiza a retina para marcar com laser ou crioterapia o local do rasgo retiniano que provocou o deslocamento da retina. A retina cola-se naturalmente, de acordo com o médico, e o paciente retorna a enxergar.

Sua grande vantagem é o fato de não se mexer nas estruturas internas do olho, havendo menos formação de catarata e demais complicações ao se manipular o tecido da retina. A técnica, acrescenta, traz vantagens em relação a cirurgia de vitrectomia, com elevados índices de sucesso. O grande desafio, no entanto, de acordo com o Dr. Alexandre, é fazer com que os jovens médicos tenham o domínio completo da cirurgia. O paciente sai beneficiado, em sua opinião, com um procedimento mais seguro e maiores índices de sucesso.