Autoridade nacional em Ceratocone ministrará curso no HOP

“Ceratocone – Evolução do Diagnóstico e do Tratamento ao Longo dos Últimos Anos”, será o tema central de curso programado para o dia 25 de agosto de 2018, a partir das 8h30, no auditório do Hospital de Olhos do Paraná (HOP). O público alvo é o corpo clínico do HOP, fellows e residentes. Durante o curso, jovens oftalmologistas poderão participar, de forma inédita, de um “Wet Lab” em anel de Ferrara para o tratamento de ceratocone.

O evento científico ganha em importância não só pela qualidade do palestrante, o Dr. Sérgio Kwito, autoridade nacional na área, mas também porque, persiste a desinformação em relação ao tratamento do ceratocone mesmo entre os oftalmologistas. O especialista considera eventos como o que será promovido pelo HOP como “fundamentais”, porque auxiliam no aprendizado, no diagnóstico precoce e nas diversas formas de tratamento da doença”.

O HOP conta em sua rotina com avançados e promissores tratamentos do ceratocone, em suas diversas fases. São elas as lentes de contato, o Crosslinking, o Anel Intraestromal e os transplantes de córnea.

Sobre o Dr. Sérgio
O Dr. Sérgio Kwitko tem mestrado e doutorado em Oftalmologia pela USP e é preceptor do Serviço de Córnea, Doenças Externas e Catarata do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizou a sua especialização na University of Southern California (Los Angeles – EUA).

Requisitado para proferir palestras em vários centros médicos, o Dr. Sérgio pertence a uma geração de tradicionais oftalmologistas do Rio Grande do Sul. Orientador do Setor de Córnea e Segmento Anterior do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ele é professor da pós-graduação da UFRGS, mantém vários projetos de pesquisa nas áreas de córnea, conjuntiva e segmento anterior.

Desenvolveu inúmeros trabalhos na área de Transplante de Córnea junto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, tendo sido um dos inovadores na Técnica de Transplante de Conjuntiva e Limbo na Oftalmologia mundial, com diversos prêmios na comunidade científica nacional e internacional.

Sua maior atuação concentra-se na cirurgia da catarata, cirurgia da miopia e astigmatismo com Excimer laser, transplante de córnea, cirurgias do ceratocone, e adaptação de lentes de contato, tendo diversas publicações sobre estes assuntos em literatura nacional e internacional, o que lhe rendeu vários prêmios.