Oftalmologistas do Brasil equiparam-se aos dos EUA, diz Dr. Rogério Horta em evento científico do HOPR

O Dr. Rogério Horta (RJ) foi o convidado especial de mais um evento científico promovido dia 28 de setembro, em parceria entre o Hospital de Olhos do Paraná e a Alcon/Novartis. Especialista há mais de 30 anos em cirurgia de catarata, ele falou a respeito de LenSx em Cirurgia de Catarata Branca e LIO PanOptix.

Ele apresentou vários casos cirúrgicos e disse que eventos como o promovido pelo Hospital de Olhos do Paraná estimulam a melhoria técnica e tecnológica, engrandecem a medicina e a Oftalmologia, permitem com que “o nosso aprimoramento seja voltado ao paciente”.

Convidado para participar do Congresso Europeu de Oftalmologia, programado para outubro de 2017, no qual apresentará trabalho científico, o Dr. Rogério Horta afirmou que os oftalmologistas brasileiros são melhores do que os seus colegas norte-americanos.

“Somos mais bem preparados porque nos EUA os cirurgiões operam casos de menor complexidade”. No Brasil, segundo ele, os as cirurgias são mais complexas, o número de vítimas de catarata traumática é elevado, o que em muitas vezes torna desafiante o procedimento, em sua opinião.

Projeto SUS
A Fellowship Eliandra Machado da Silva realizou a segunda palestra do evento. Abordou casos clínicos, falou da sua experiência com o Laser e apresentou resultados atualizados do Projeto SUS.

A iniciativa inédita no país, já operou 40 pacientes desde a sua implantação. Todos os casos são encaminhados pelo sistema público. A expectativa é a de que até fevereiro de 2018, numa primeira etapa, sejam operados 240 portadores de catarata e de erros refrativos comuns na terceira idade.